terça-feira, 28 de maio de 2013

cantores de rock mais famosos

01. Robert Plant (Led Zeppelin)

Photobucket


Robert Anthony Plant (nascido em 20 de Agosto de 1948 em Inglaterra) é um cantor de rock britânico.

Foi vocalista de uma das mais famosas e importantes bandas de rock, os Led Zeppelin. É conhecido pelo seu estilo poderoso com uma grande extensão de voz que incorpora a paixão do blues e do folk no seu melhor. Após o desmembramento da banda devido à morte do seu baterista John Bonham, Robert Plant prossegue uma carreira-solo, tendo feito também trabalhos em conjunto com o guitarrista Jimmy Page

Em 31 de dezembro de 2008 foi agraciado com o título honorífico de Comandante do Império Britânico pela Rainha Elizabeth II.

02. Freddie Mercury (Queen)

Photobucket


Freddie Mercury, nome artístico de Farokh Bommi Bulsara, (Zanzibar, 5 de Setembro de 1946 — Londres, 24 de novembro de 1991) foi o vocalista da banda de rock britânica Queen. É considerado pelos críticos e por diversas votações populares como um dos melhores cantores de sempre e com uma das vozes mais conhecidas do mundo.

03. Paul Rodgers (ex-Free, ex-Bad Company, Queen)

Photobucket


Paul Rodgers nasceu em Middlesbrough, Reino Unido, em 17 de Dezembro de 1949. Foi o mítico vocalista da banda Free formada no final dos anos 1960 que teve exitos como "Wishing Well" e "All Right Now", que mais tarde iria a acabar dando lugar à Bad Company, que também teve magníficos êxitos tais como "Can't Get Enough Your Love" e "Feel Like Makin' Love".

Recentemente Rodgers fez uma tour com a banda Queen e está juntamente com Brian May e Roger Taylor na turnê do novo CD intitulado The Cosmos Rock.

04. Ian Gillan (Deep Purple)

Photobucket


Ian Gillan (Hounslow, 19 de Agosto de 1945) é um cantor inglês que tornou-se conhecido em todo o mundo como vocalista da banda de rock Deep Purple, tendo participado em diversas formações da banda, incluindo a considerada clássica.

05. Roger Daltrey (The Who)

Photobucket


Roger Harry Daltrey CBE (Londres, 1 de março de 1944) é um cantor de rock, mais conhecido como fundador e vocalista da banda britânica The Who. Além de seu trabalho com o grupo, Daltrey obteve grande êxito como artista solo e ator, participando de diversos filmes, peças de teatro e séries de televisão.

06. David Coverdale (Whitesnake)

Photobucket


David Coverdale (Saltburn, Inglaterra, 22 de setembro de 1951) é um cantor inglês.

Participou das bandas "Denver Mule" e "Skyliners" entre 1967 e 1968. David Coverdale ficou conhecido por substituir o vocalista Ian Gillan na banda Deep Purple, em meados dos anos 70. Após sair da banda e realizar alguns trabalhos solo, fundou o Whitesnake, grupo de hard rock que fez sucesso com os hits "Fool For Your Loving", "Is This Love", "Here I Go Again", "Love Ain't No Stranger" e "Still Of The Night", entre outras. Em 2000, Coverdale lançou seu primeiro disco solo desde os anos 70, intitulado "Into the Light".

07. Axl Rose (Guns N' Roses)

Photobucket


William Bruce Bailey, depois William Bruce Rose, conhecido como W. Axl Rose, (Laffayete, 6 de fevereiro de 1962) é o vocalista e pianista do grupo de hard rock Guns N' Roses, sendo ele e Dizzy Reed os únicos membros originais do grupo que se mantêm até hoje, após a saída de vários integrantes. Até hoje se questiona a propriedade do Guns N' Roses e Axl se mantém como o principal integrante que luta pelos direitos da banda.

08. Bruce Dickinson (Iron Maiden)

Photobucket


Paul Bruce Dickinson (Nottinghamshire, Inglaterra, 7 de Agosto de 1958) é historiador, aviador e vocalista inglês. Atualmente faz parte da banda de Heavy Metal Iron Maiden. Anteriormente, ele era o vocalista da banda Samson de 1980 até ter-se juntado ao Iron Maiden no álbum The Number of the Beast em 1982.

Outros talentos do cantor incluem literatura, tecnologia ferroviária e pilotagem de aviões.

Ele saiu do Iron depois do álbum Fear of the Dark e fez carreira solo. Seu primeiro álbum foi o Tattoed Millionaire. Em 1999 ele voltou ao Iron Maiden e lançou o Brave New World, seguidos pelo Dance of Death (2003) e o último, A Matter of Life and Death (2006). Após o 'Dance of Death' ele lançou apenas um álbum, chamado Tyranny of Souls, mas ele não saiu do Iron Maiden para a alegria dos fãs.

09. Mick Jagger (The Rolling Stones)

Photobucket


Sir Mick Jagger, nascido Michael Philip Jagger, (Dartford, 26 de julho de 1943) é o vocalista dos Rolling Stones, uma das bandas inglesas de rock mais famosas do século XX.
Jagger não foi um sucesso imediato como vocalista dos The Rolling Stones. Na verdade, ele sempre teve o dom de ouvir e ver uma coisa, e copiar imediatamente. No ínicio dos Stones, ele apenas balançava a cabeça. Depois, aprendeu com outros cantores como obter audiência e rapidamente desenvolveu seu estilo único e pessoal. Uma grande fonte de inspiração de Jagger, é o cantor James Brown.

10. Bon Scott (AC/DC)

Photobucket


Ronald Belford Scott (Kirriemuir, Escócia, 9 de julho de 1946 - East Dulwich, Inglaterra, 19 de fevereiro de 1980), mais conhecido como Bon Scott, foi vocalista e compositor da banda australiana AC/DC. Bon foi vocalista do AC/DC de 1974 a 1980, logo após o lançamento do álbum Highway to Hell, que os alçou à fama mundial.Depois da sua morte foi substituído por Brian Johnson. Antes de substituir Dave Evans nos vocais, foi o chofer (motorista) do AC/DC

11. David Bowie

Photobucket


David Bowie, nome artístico de David Robert Haywood-Jones (Brixton, Londres, 8 de janeiro de 1947) é um músico e ator britânico, conhecido pelo seu trabalho musical nos anos 70 e 80 e por sua influência no mundo da música, especificamente no rock. David Bowie já vendeu mais de 136 milhões de álbuns no mundo inteiro.

12. Jon Bon Jovi (Bon Jovi)

Photobucket


Jon Bon Jovi, nome artístico de John Francis Bongiovi, (Perth Amboy, 2 de março de 1962) é um cantor e músico dos Estados Unidos da América. Ele nasceu em Perth Amboy, mas aos 04 anos de idade juntamente com a família Bongiovi, o pai John Bongiovi, a mãe Carol Bongiovi e os irmãos mais novos, Matt e Anthony, se mudou para a cidade que hoje é conhecida por ele ter passado a infância e adolescência, a cidade de Sayreville, NJ.

É o líder da banda Bon Jovi, que mantém algumas características do estilo hard rock dos anos 80 até hoje, mas assimilou influências dos variados estilos surgidos no rock e heavy metal desde o seu álbum de estréia, em 1984. Sua banda foi por muitos anos o grupo internacional que mais vendia álbuns no Brasil, sendo que já vendeu 120 milhões de álbuns em todo o mundo.

13. Steven Tyler (Aerosmith)

Photobucket


O Stephen Victor Tallarico (Yonkers, Nova Iorque, 26 de março de 1948), mais conhecido como Steven Tyler é um cantor e compositor estado-unidense.
Já adolescente Steven tinha uma banda, a Strangeurs (era Strangers, mas já havia outra com esse nome, então o grupo resolveu trocar) e chegou a atingir um alto nível. A banda cresceu e assinou contrato com a CBS, mas teve de mudar o nome de novo, por causa da 'Strangers'. A banda passou a se chamar 'Chain Reaction'. Gravaram algumas músicas mas o projeto se desfez. Tentou outras vezes formar projetos com alguns ex-integrantes de sua antiga banda, mas não deram certo.

Fora passar as férias, de novo, em Sunapee. Acabou conhecendo o guitarrista Joe Perry, que trabalhava em um restaurante local. Joe convidou Steven para vê-lo tocar e Steven ficou impressionado. Voltou para Nova York, mas sem esquecer que, nas férias, conheceu um guitarrista 'de verdade'.

Já nos anos 70, Steven ainda teve mais tentativas frustradas de banda, mas estava enjoado da cena musical de Nova York. Voltou para Sunapee para tentar encontrar Perry.

Joe Perry tinha planos de ir para Boston e começar uma carreira musical com seu companheiro de banda Tom Hamilton. Avisaram Steven, que logo se juntou a eles. E esse foi o começo do Aerosmith.

14. Jon Anderson (Yes)

Photobucket


Jon Anderson (Accrington, Lancashire, Inglaterra, 25 de outubro de 1944) é multi-instrumentista, poeta e compositor britânico, conhecido por seu trabalho como vocalista da banda de rock progressivo Yes (O Yes é somente considerado rock progressivo, porém seu gênero musical não se encaixa em nenhum outro). Ele também possui uma brilhante carreira solo, tendo gravado vários discos, entre eles a obra prima "Olias Of Sunhillow" e colaborado com diversos músicos, como o grego Vangelis, através do projecto Jon & Vangelis, e o brasileiro Milton Nascimento.

15. Bruce Springsteen

Photobucket


Bruce Frederick Joseph Springsteen (nascido em Long Branch (Nova Jérsei)), estado de Nova Jérsei em 23 de setembro de 1949) é um influente cantor, compositor, violonista e guitarrista estado-unidense. Cresceu, contudo em Freehold (Nova Jérsei) Em sua carreira, inciada em 1969, Bruce já recebeu vários prêmios importantes como quinze Grammys, quatro American Music Awards e um Oscar.

Bruce, em suas letras, deixa evidenciado seu patriotismo. É também uma espécie de porta-voz dos trabalhadores, muitas vezes mencionados em suas canções.

16. Joe Cocker

Photobucket


Joe Cocker, (Sheffield, 20 de maio de 1944) é um cantor britânico de música pop influenciado pela soul music no início da carreira.

Ele começou sua carreira musical em sua cidade natal na Inglaterra, aos quinze anos de idade: sua primeira banda foi os Avengers (sob o nome artístico de Vance Arnold), depois Big Blues (1963) e então a Grease Band (a partir de 1966). Em 1969 ele foi o astro convidado do programa The Ed Sullivan Show.

Seu primeiro grande sucesso foi "With a Little Help from My Friends", uma versão da música dos Beatles gravada com o guitarrista Jimmy Page. No mesmo ano ele apareceu no Festival de Woodstock. Coker ainda conseguiu mais alguns hits com "She Came Through the Bathroom Window" (outra versão de uma música dos Beatles), "Cry Me a River" e "Feelin Alright". Em 1970 sua versão ao vivo do sucesso "The Letter" dos Box Tops, lançado na compilação Mad Dogs & Englishmen tornou-se sua primeira canção a entrar no Top Ten americano.

17. Ozzy Osbourne (ex-Black Sabbath)

Photobucket


John Michael Osbourne, conhecido como Ozzy Osbourne, (Birmingham, Inglaterra, 3 de dezembro de 1948) é um famoso músico, compositor e vocalista inglês.
Nascido na Inglaterra, aos vinte anos montou sua primeira banda, o Polka Tulk, que mais tarde ganhou o nome de Earth. No repertório, blues e rock com influências das bandas Cream, Blue Cheer e Vanilla Fudge, é até hoje e sempre será, idolatrado e lembrado como "O Pai do Heavy Metal".

Em 1969, após descobrir a existência de uma banda homônima, Anthony Tony Iommi (guitarra), William "Bill" Ward (bateria), John "Ozzy" Osbourne (vocais) e Terence "Geezer" Butler (baixo) decidem adotar outro nome. A idéia surgiu a partir do título de uma história do escritor Dennis Wheatley (que também inspirou a composição de Butler), nascendo então o Black Sabbath.

18. Bono (U2)

Photobucket


Paul David Hewson, popularmente conhecido como Bono, Figüran Osman (Dublin, 10 de Maio de 1960) é um cantor irlandês, líder do grupo musical U2 e activista pelos direitos humanos.

Filho de um pai católico e uma mãe protestante, Bono cresceu com uma forte fé religiosa mas sem nenhuma denominação fixa. A sua mãe faleceu quando ele tinha catorze anos. Ele estudou no Mount Temple Comprehensive School, e foi lá que adquiriu seu apelido "Bono Vox" (anteriormente "Steinvic von Huyseman", "Houseman", "Bob Murray" e "Bono Vox of O'Connell Street"). Em 1975, Larry Mullen Jr. (baterista do U2) colocou na escola Mount Temple um anúncio procurando por pessoas interessadas a formar uma banda. Apareceram Dave Evans (The Edge), Dick Evans, Adam Clayton e Bono. Inicialmente ninguém queria cantar. Havia um baixista, um baterista e 3 guitarristas. Mas como precisavam de um vocalista e Bono nunca podia transportar a sua guitarra para os ensaios ficou ele o responsável pelos vocais.

19. Peter Gabriel (ex-Genesis)

Photobucket


Peter Gabriel (Chobham, 13 de fevereiro de 1950) é um músico do Reino Unido, um dos artistas representantes da World Music, assim como um dos seus principais incentivadores. Apesar disso, sua carreira está intimamente relacionada ao pop. Tornou-se famoso por ser o vocalista, flautista e líder da banda de rock progressivo Genesis, partindo posteriormente para uma bem sucedida carreira solo. Peter também é envolvido em diversas causas humanitárias.

20. James Hetfield (Metallica)

Photobucket


James Alan Hetfield (Downey, Los Angeles, 3 de agosto de 1963) é um vocalista e guitarrista estadunidense. Foi um dos fundadores da banda de heavy metal Metallica.
Criado numa família tradicional norte-americana de evangélicos rigorosos; valores que James já questionava na pré-adolescência, causando constantes conflitos com seu pai, que era caminhoneiro, Virgil Hetfield. Sua mãe, Cynthia, quando jovem fora cantora lírica, o que o ajudou nos seus primeiros passos na música desde criança. Eles divorciaram-se e alguns meses depois a mãe de James falece de cancro. Os pais de James eram contra os remédios e os métodos da medicina atual e acreditavam que tudo poderia se curar através da fé em Deus. Se tivesse tomado medicamentos, certamente sua mãe não morreria tão jovem. Todo esse lado religioso relacionado à morte da mãe, inspirou James, anos mais tarde, a compor músicas como The God That Failed e Until It Sleeps.

James iniciou seu contato com a música aos 9 anos, quando teve aulas de piano. Também aprendeu a tocar bateria antes de partir para a guitarra.

O resto da lista

21. Janis Joplin
22. Chris Cornell (ex-Soundgarden, ex-Audioslave)
23. Roger Chapman (Family)
24. Phil Lynott (Thin Lizzy)
25. Glenn Hughes (ex-Deep Purple)
26. Steve Perry (Journey)
27. Jim Morrison (The Doors)
28. Alex Harvey (The Sensational Alex Harvey Band)
29. Rob Halford (Judas Priest)
30. Ronnie James Dio (ex-Black Sabbath, Dio)
31. Sammy Hagar (ex-Van Halen)
32. Meat Loaf
33. Alice Cooper
34. Geddy Lee (Rush)
35. Brian Johnson (AC/DC)
36. David Gilmour (Pink Floyd)
37. Fish (ex-Marillion)
38. Dave Lee Roth (Van Halen)
39. Biff Byford (Saxon)
40. Neil Young
Isso foi só uma pequena prova de que baixistas são seres desconhecidos no mundo da música; Quais de vocês acertaram todas as quatro questões? Tirando quem (assim como eu) teve que estudar os passos do Jazz e listar quarenta dos seus baixistas favoritos e o melhor trabalho de cada um deles, você não tem porquê conhecer o baixista. Simplesmente porque ele é o cara que fica escondido(lê-se ofuscado) pelo guitarrista no palco, que fica escondido na música e escondido na wikipédia. Mas o baixista não é uma pessoa qualquer, meus amigos.
O baixo na verdade é o instrumento que faz a ponte entre a bateria e a guitarra e mantém tudo coeso. O som nas músicas só sai limpo e direito como vocês escutam por aí graças ao auxílio grave do baixo. Os instrumentos de cordas trazem o tom agudo, e o baixo é o único que faz a ponte com esse lado mais grave.
Parando de defender um pouco a dignidade e história do meu instrumento, eu gostaria de PROVAR pra vocês, em alto e bom som, tudo que estou dizendo. A importância do baixo pode ser ouvida se você prestar bem atenção na música que está ouvindo. E eu vou mostrar agora uns caras que fazem isso sem precisar se lançar na frente das câmeras pra chamar atenção. Hoje, vocês conheceram os músicos mais competentes do universo e também o instrumento mais foda do mundo: O baixo <3
Ready?
15 - Duff McKagan, ex-Guns n’ Roses, Loaded
Então, esse cara é meu ídolo, sério mesmo. Eu sou a maior fã do universo do Duff McKagan mas eu consigo admitir sem problemas que ele não é o melhor baixista do mundo. Mesmo com uma experiência do caralho e muitos riffs únicos, o Duff ganhou mais destaque como vocalista do que por trás das quatro cordas. Whatever, casos a parte, o apoio crucial no GN’R fez do Duff até uma marca de cerveja, e o cara não fez sucesso só por lá, passando por mais umas três bandas (Velvet Revolver, etc) depois do rompimento no Guns. Um baixista respeitadíssimo pelo meio, um exímio compositor… Com vocês, o melhor do Duff a partir de 0:43 e o melhor do GN’R pelos 6 minutos e 50 segundos mais perfeitos da história do Hard Rock.
14 – Paul McCartney, The Beatles
Pois é, Paul McCartney é baixista! Acreditem, 90% da população mundial não sabia disso até este exato momento. O famoso Beatle além de vocalista era o responsável pelos graves da banda, um baixista super conceituado tanto pela música britânica quanto pelo mundo. Me lembro que até eu fiquei em choque ao descobrir que ele foi o baixista da banda mais famosa de todos os tempos… Um puta exemplo, obviamente, e um dos poucos musicistas que toca as cordas com o dedão ao invés do tradicional modo ‘walking’ ao qual estamos habituados a tocar.
13 – Les Claypool, Primus
Primeiro de tudo que esse maluco toca com um baixo de seis cordas. Só por isso você já sente o quanto o trabalho do cara é foda. Não que seja difícil tocar em seis cordas, mas exige muito mais criatividade na hora de compor, já que no baixo os riffs são mais elaborados ainda pra acompanhar todo o som em conjunto. E o Claypool faz isso com maestria… Aquele jeito sujo e despojado nas músicas que faz você ficar com a música grudada na cabeça… E tudo isso por culpa do baixo. Não poderia escolher música melhor pra representar ele que essa…
12 - Tim Commerford, Rage Against the Machine
O vocal do RATM dá a emoção, o Morello faz a sintonia na guitarra e o Tim transforma tudo em mágica com a mais perfeita elegância que se pode esperar. Essa banda já gera muita expectativa por ter um dos melhores guitarristas do mundo entre seus membros, mas o baixista também não fica obscuro, não: O tom sombrio e mais metálico estalado pelas cordas do Commerford combina perfeitamente com todo o estilo e toda ideia do Rage Against the Machine. É uma banda realmente foda de ouvir (e essa é minha música favorita deles).
11 – Steve Harris, Iron Maiden
O nome já diz tudo, não tem nem o que ser dito; A maior banda de Metal de todos os tempos TINHA que ter o seu baixista louvado por aqui. Harris é tipo um deus do baixo, e a maior fonte de inspiração de uma porrada de músicos dos anos 90. Um dos nomes mais usados na descrição de grandes baixistas, esse cara simplesmente é uma fera no que faz; Com influências no Genesis, Free, Rush e Black Sabbath, desenvolveu seu estilo próprio e sua presença em destaque nos palcos. Não usa palhetas (honrando a arte dos baixistas), mas é conhecido por tocar com giz na ponta dos dedos, e é marcado também pelo estilo que toca, caracterizado como ‘galopagem’. Com vocês, o mestre:
10 – John Entwistle, The Who 
De uma banda clássica, só poderiam vir os mais ilustres musicistas. E do The Who, ninguém mais do que John Entwistle pra representar o posto. Sua sonoridade agressiva no instrumento influenciou várias gerações de baixistas, levando-o a ser definido como “o maior baixista da história do rock” por publicações de vários jornais e revistas. Entwistle desenvolveu o que ele chamava de estilo ‘”datilógrafo” de tocar baixo. Consistia em posicionar a mão direita sobre as cordas para que os quatro dedos pudessem ser usados para bater percussivamente nas mesmas, fazendo com que elas atingissem o braço com um distinto som agudo. Isso dá ao músico a habilidade de tocar três ou quatro cordas de uma só vez, ou de usar diversos dedos em uma só corda, criando um estilo único de tocar.
9 – John Deacon, Queen
O músico e compositor já aposentado da banda mais famosa da Inglaterra é o compositor de alguns dos maiores sucessos do Queen, como Spread your wings, You’re my best friend e I want to break free.  Deacon foi escolhido pra banda por seu talento musical, o seu jeito quieto e suas habilidades elétricas. Uma lenda afirma que Deacon foi o sétimo baixista a fazer o teste para participar do Queen… E que sorte da banda ter ficado com uma pessoa tão boa como ele.
8 – Dee Dee Ramone, Ramones
Faleceu nos seus cinquenta aninhos, uma grande perda pra música… O baixista do Ramones, a banda mais influente no punk rock dos últimos tempos, morreu após uma overdose de heroína em sua própria casa. Douglas Glen Colvin (seu nome verdadeiro) era muito instável na banda, mas compôs várias das mais ilustres letras do Ramones. Tempos depois, resolveu seguir carreira solo como rapper, mas foi na banda punk rock dos anos setenta que ele construiu os pilares do seu sucesso. E mesmo com seu fim culminante, ele até hoje é uma lenda entre os baixistas…
7 - John Simon “Sid Vicious”, Sex Pistols
Com certeza o homem mais cultuado pelo mundo punk e também o mais polêmico. Vicious era o porra mais louca do universo; Após diversos problemas na família (principalmente com sua mãe), envolvimento com drogas, a fuga da escola e o envolvimento com Nancy Spungen (o romance mais problemático da história da música, que na minha opinião chega a superar o caso de Kurt Cobain e Courtney Love) fez com Sid fosse visto pela mídia e pelo mundo como nada mais além de um idiota que só sabia se meter em confusão. E mesmo com os altos e baixos da banda, que nem de longe é uma das melhores, o Sex Pistols marcou história na Inglaterra e no mundo, gerando toda a onda punk posterior a eles, e causando aquele fervor da ideologia “Anarquia no Reino Unido”. O estilo de Vicious e sua polêmica histórica ainda elevaram o baixista a um patamar nunca imaginado para um cara como ele.
6 – Cliff Burton, Metallica
Um herói do baixo; Como instrumentista ele era conhecido por seu estilo, que fazia uso de distorção e outros efeitos, muitos dos quais de uso na guitarra. Cliff faleceu aos vinte e quatro anos (QUASE que ele foi do Clube dos 27) e foi embora bem no auge do Metallica. Cliff Burton citava baixistas como, Geezer Butler, Phil Lynott, Geddy Lee, Lemmy Kilmister e Stanley Clarke como suas influências. O Metallica com certeza não seria o que é hoje sem a participação de Cliff nos anos iniciais…
5 – Robert Trujillo, Metallica
Me perdoem mas essa ordem Ciff e acima Trujillo foi mesmo pela minha preferência, na verdade. Ambos são excelentes baixistas e ambos tocaram numa das melhores bandas do mundo, mas vale lembrar a capacidade do Trujillo que é, sem dúvida, um destaque. Eu o conheci na verdade através de outra banda menos conhecida, o Suicidal Tendencies e o Infectious Grooves, que eram ambas bandas punk e funk não muito conhecidas, que levaram o baixista rumo ao estrelato, no fim das contas. Roberto Agustin Miguel Santiago Samuel Trujillo Veracruz, o baixista californiano, tomou as cordas na famosa banda de Metal e ganhou prestígio, sendo reconhecido atualmente como um dos melhores baixistas do mundo. Deixo aí pra vocês um solo dele com o Metallica e minha música favorita dele com a Infectious Grooves, que tá entre minhas bandas favoritas, também.
4 – Flea, Red Hot Chili Peppers
O baixista mais popular atualmente com certeza é o ídolo do RHCP, no seu misto de irreverência e música única: Michael Balzary. Sim, esse é o nome do Flea. O ídolo que surgiu das cinzas entre drogas e problemas se tornou o que é hoje graças ao exímio talento nas quatro cordas. Um prodígio no trompete e um fã do Jazz clássico, Flea é um exemplo de que ainda é possível produzir música boa e inovadora. O estilo original dos Peppers tem 99% de agradecimento a esse baixista… Atualmente, dono de seus próprios modelos de baixo na Fender e garoto propaganda Warner quando o assunto é  rock moderno, Flea é mais famoso do que muito guitarrista e vocalista por aí, e deixa todo mundo no chinelo. Impressionante as loucuras que o cara consegue criar…
3 - John Paul Jones, Led Zeppelin
Influenciado através dos anos pela música de John Deacon, Geddy Lee, Krist Novoselic e Gene Simmons, o baixista do Zeppelin foi formando seu marco na música e acabou se tornando, hoje, um dos maiores exemplos quando falamos de baixistas. Atualmente, além do LZ, ele faz parte do Them Crooked Vultures com o ex-baterista do Nirvana e atual vocal do Foo Fighters, Dave Grohl, e o vocalista do Queens of the Stone Age, Josh Homme. De acordo com o Allmusic, Jones “deixou sua marca na história da música rock & roll como um músico inovador, arranjador e diretor”. Além de estar desenvolvendo sua carreira solo como baixista, mesmo, ele também toca guitarra, bandolim, koto, harmónica, ukulele e cello. Um estudioso musical, e além disso, um verdadeiro artista…
2 – Geddy Lee, Rush
Além de ser a cara da Fender, Geddy Lee é fonte de inspiração para quase todos os músicos que tiveram a oportunidade de conhecer seu trabalho. O canadense de cinquenta e nove anos já admitiu em várias entrevistas que tem orgulho de si mesmo por ter realizado seu sonho em ser um músico de sucesso, mas ele se tornou mais do que só um grande nome no rock. Se tornou uma lenda das quatro cordas, e pra mim é o melhor baixista que já tocou pelos palcos mundiais. Um compositor criativo e muito original, além de ter sido honrado com a conquista do décimo terceiro lugar entre os cem melhores vocalistas de heavy metal da história. Que orgulho!
1 – Jaco Pastorius
A estrela das quatro cordas. John Francis Anthony Pastorius III é o autor do solo de baixo mais famoso do mundo, e se tornou um exemplo a ser seguido pra todo baixista tanto na linha do jazz quanto nos estilos atuais. Foi incluído no Down Beat Jazz Hall of Fame em 1988, sendo um dos únicos seis baixistas que conseguiram este mérito. Mesmo com sua personalidade transtornada, Pastorius é um dos músicos mais influentes do século vinte, que fez surgir vários outros sucessos no blues e até no rock. O ídolo da Pensilvânia fez carreira solo a maior parte da vida, com algumas pontas junto a outros músicos, mas nada de grande destaque. Colaborou com grandes astros do jazz, figuras como Flora Purim, por exemplo. Em suas mais famosas parcerias entre consertos, ele acabou participando de um projeto que viria a ser caracterizado como punk jazz, também. Foi assassinado aos trinta e cinco anos pelo dono de um clube após um show do Carlos Santana, poucos meses antes de seu aniversário. Seu assassino foi condenado e preso e comentários sobre a morte dele ainda são feitos pelos amigos e familiares. E até hoje ele é homenageado como um deus do baixo, um deus do jazz… Um fenômeno.
BÔNUS – Branco Mello, Titãs
Aqui vai um extra, que é meu baixista favorito do BRASIL. O campo nacional não é tão vasto quanto o americano/britânico quando falamos de baixistas em destaque, mas o Mello tem muito potencial. Principalmente após o álbum mais polêmico do Titãs ser lançado, o punk ‘Cabeça dinossauro’ de 86, a admiração pelo baixista cresceu ainda mais entre os fãs da música dos caras. Eu, pessoalmente, prefiro essa geração da banda, e como esse é um dos meus discos favoritos deles, pra mim o Branco merece mais destaque nele do que em qualquer outro ep da banda. Ele diz que suas principais influências, tanto em suas composições quanto nas melodias do baixo, são Frank Sinatra, Raul Seixas, The Clash, Glenn Miller e The Doors. Daí dá pra perceber a essência punk dos anos 80…
Pronto, tão aí os quinze melhores baixistas do mundo pelo julgamento de várias revistas e tabloides por aí. Não coloquei alguns dos meus favoritos, como o Krist Novoselic (baixista do Nirvana e atual governador dos EUA; KD SENTIDO), que citei ali em cima, Tom Hamilton (baixista do Aerosmith), Diba (baixista do Matanza) ou também Gene Simmons (o famoso baixista e vocalista do KISS), mas fica a dica também pra quem quiser pesquisar sobre eles.

Os Dez maiores bateristas do rock

Este post vai falar sobre os dez maiores bateristas do rock, na minha modesta opinião. Nunca tinha feito nenhum post deste tipo, então achei que era hora de fazer uma série de posts com os meus preferidos em cada instrumento. Para minha escolha, não segui somente o quesito técnica (e nem podia, já que não sou músico), mas presença de palco, performance junto com sua banda, participações em diversos discos, etc. E tá chegando o carnaval, então a percussão ganha muita importância. Vamos então aos meus preferidos no quesito baquetas:

10 - Mike Portnoy - Dream Theater
Muitos torcem o nariz com o som heavy metal progressivo do Dream Theater (outro dia vi uma matéria noWhiplash em que os caras do Blind Melon meio que zoavam com a banda), mas é inquestionável a qualidade de seu (agora ex) baterista. Os mais fãs já o compararam a Neil Peart. Eu não chego a tanto, mas aprecio seu talento e sua importância na banda - sua saída foi bastante sentida. Por isso ele abre esta lista: além da técnica no instrumento, ele também é compositor e letrista.

9 - Dave Lombardo - Slayer, Grip Inc.
O baterista do Slayer é um monstro nas baquetas. Quem já foi a um show da banda com ele e sem ele pode perceber claramente a diferença. Na minha opinião, ele é o melhor dentre os bateristas de thrash metal - e olha que tem muita gente boa nas bandas de thrash. Aquela levada no meio de "Angel Of Death" é lendária. Assim como Portnoy, Lombardo também compõe, e na época que esteve fora do Slayer, liderou a boa bandaGrip Inc. Ainda chegou a tocar com o Testament naquele excelente disco "The Gathering". Merece estar na lista!

8 - Nicko McBrain - Iron Maiden
Nicko só entrou para o Iron Maiden em 1983, no disco "Piece Of Mind". A esta altura, a banda já tinha sucesso mundial e era consagrada. Mas basta ouvir a abertura do disco, na música "Where Eagles Dare", pra constatar que o Maiden saiu ganhando na troca de bateristas. A partir daí, Nicko entrou de vez para a história da banda e se consolidou como um dos grandes bateristas de todos os tempos. Nicko também é conhecido pelo seu jeito brincalhão. Ao contrário dos outros dois já citados, Nicko não é um grande compositor - na verdade, o único crédito nos discos do Maiden vai para a canção "New Frontier", do disco"Dance Of Death", de 2003.


7 - Mitch Mitchell - Jimi Hendrix Experience
Apesar de ter tido uma carreira bastante irregular, Mitch esteve presente em uma banda totalmente revolucionária, que mudou a cara do rock. Estamos falando do Jimi Hendrix Experience, e a guitarra deJimi Hendrix esteve sempre muito bem acompanhada da bateria de Mitch Mitchell, um grande baterista que foi pioneiro na fusão de elementos do jazz e rock. Lamentavelmente, após a morte de Hendrix, ele ficou meio esquecido e relegado, participando de umas poucas sessões de gravação, turnês e entrevistas em homenagem a Hendrix. Faleceu no final de 2008, com 62 anos.


6 - Bill Ward - Black Sabbath
Quando todos os posts de dez mais forem publicados, tenho certeza que terei incluído diversos membros com passagem pelo Black Sabbath. Até mesmo aqui, nos dez mais de bateria, temos dois com passagem pela banda: Bill e Cozy. Bill Ward é o baterista original, e está presente em todos aqueles discos clássicos do Sabbath - não poderia estar de fora desta lista. Só espero que ele não seja deixado de lado na reunião que está pra acontecer. Sua história está intimamente ligada com a da banda e ele merece estar presente na reunião.

5 - Ian Paice - Deep Purple, Whitesnake
Paice sempre foi o baterista do Deep Purple - desde o começo com o vocalista Rod Evans até o Mk4 comTommy Bolin. É o único membro que tocou em todos os discos da banda. Compôs a cozinha com diversos baixistas: Nick SimperRoger Glover e Glenn Hughes. E fez bonito em todos os discos. Destaque para seu solo no meio de "The Mule", no antológico "Made In Japan". Tocou também no Whitesnake por alguns anos, enquanto o Purple hibernava. Também fez bonito...

4 - Cozy Powell - Rainbow, Black Sabbath, MSG, Whitesnake
Talvez muita gente estranhe que eu tenha colocado Cozy como quarto lugar. Sinceramente, Cozy só não barra os três mitos das baquetas. Sua carreira tem participações em diversas bandas incríveis. Eu citeiRainbowBlack SabbathMichael Schenker Group e Whitesnake, mas Cozy tocou com diversos guitarristas importantíssimos: Jeff BeckGary Moore e Brian May (não esquecer sua participação no ELP, substituindo Carl Palmer). Acredito que nenhum baterista desta minha lista tenha este currículo. Cozy tinha uma grande paixão por velocidade, e acabou pagando com a vida, graças a um acidente de carro que lhe vitimou em 1998. Ele tinha 50 anos, meio século de uma vida invejável dedicada às principais bandas de rock do planeta. Salve Cozy!

3 - Keith Moon - The Who
Fiquei com grande dúvida para decidir o terceiro e segundo da lista. Ambos tem um estilo agressivo, técnica apurada, pertencem a duas bandas fantásticas, e eram grandes arruaceiros e consumidores de drogas. Deixei Moon em terceiro talvez pela mística de Bonham, mas ambos são incríveis. Ver um show do The Whoe observar ele tocando é um grande prazer. Faleceu com apenas 32 anos, e incrivelmente, após tantos abusos com drogas e álcool, acabou morrendo de uma overdose de um remédio receitado a ele para tentar ajudá-lo a combater seu vício em álcool. Uma grande perda para o mundo do rock, sentida até hoje. Sentimos sua falta, Moon!

2 - John Bonham - Led Zeppelin
Depois do mito Moon, chegou a vez do mito Bonham. John Bonham ajudou a formar o som do Led Zeppelin e do heavy metal, influenciando centenas de bateristas que seguiriam este estilo nas décadas seguintes. Conhecido por tocar alto demais, também ficou famoso, como Moon, por ser arruaceiro, briguento e altamente beberrão. Seu solo acabou imortalizado em uma canção, "Moby Dick", que se transformava nos shows do Zeppelin em seu fantástico número. Acabou morrendo com os mesmos 32 anos de Moon, após consumir doses excessivas de vodka - acabou asfixiado com seu próprio vômito. Outra grande perda para o mundo do rock. Seu filho, Jason Bonham, está seguindo seus passos e tem se destacado tocando nas reuniões do Led Zeppelin e no supergrupo Black Country Communion. Tem feito seu pai orgulhoso com as belas performances!

1 - Neil Peart - Rush
Meu baterista preferido ainda está vivo e consegui vê-lo ao vivo com sua banda por duas vezes - e foi fantástico nas duas oportunidades. Depois de enjoar de escutá-lo em vinil, CD e MP3 e também ver seus vídeos, em 2002 finalmente consegui ver ao vivo a lenda das baquetas. O solo de Neil Peart não é somente uma exploração das peças de sua bateria, é um grande número musical muito bem executado, e sinceramente não vejo ninguém fazer tão bem quanto ele. E ele ainda é um excelente letrista e escreve livros! Longa vida a este maravilhoso baterista, e que o Rush volte mais vezes ao Brasil. Serão sempre bem-vindos!

Os guitarristas mais famosos do mundo.

Jimi Hendrix
Banda: The Jimi Hendrix Experience
País: EUA
Estilo: Rock Psicodélico
Título recebido: Melhor guitarrista do mundo
Guitarra preferida: Fender Stratocaster
Música característica: Purple Haze
A história de Hendrix começou quando participava de bandas menos conhecidas, que serviram pra adquirir experiência como músico, além de ter recebido muita influência do Blues. Então o músico foi descoberto por Char Chandler do grupo The Animals, que ajudou Jimi a formar o The Jimi Hendrix Experience. Com o lançamento do CD "Are You Experienced?", Jimi Hendrix conseguiu sucesso e reconhecimento. E detalhe: o CD só não ficou em 1º lugar nas paradas porque os besouros Beatles já existiam.
A imagem de Jimi Hendrix foi imortalizada quando o músico foi convidado por Paul McCartney a tocar num festival em Londres. Neste dia Jimi tocou, fez seu barulho, e no final do show quebrou a sua guitarra lançando-a contra o chão. Este fato lhe rendeu fama pra ele mesmo e pro modelo da guitarra, que era justo uma Fender Stratocaster.
Depois de umas brigas internas, o Jimi Hendrix Experience se dissolveu, mas pouco tempo depois o músico formou uma nova banda chamada Gypsy Suns and Rainbows, e participou do famoso Festival de Woodstock. E muito tempo depois Jimi morreu aos 27 anos engasgado no próprio vômito, provocado por ninguém sabe o quê. Se quiser mais detalhes, leia A Maldição 27.

jimmy page
Jimmy Page
Banda: Led Zeppelin
País: Inglaterra
Estilo: Hard Rock
Título recebido: O cara
Guitarra preferida: Gibson Les Paul
Música característica: Stairway to Heaven
Jimmy Page é tido como o criador do Rock britânico, influenciando todos os artistas que surgiram entre 1963 a 66. O músico havia sido convidado duas vezes a tocar com o Yardbirds, que já havia feito parceria com Page na produção do single "Beck's Bolero". Cedendo aos pedidos, Jimmy acabou entrando para o Yardbirds, que mudaram o nome para Led Zeppelin assim que o guitarrista integrou o grupo. Jimmy foi o autor de riffs que deram origem ao chamado Hard Rock, influenciando muitos artistas. Então, pela década de 80 o Led Zeppelin acabou, fazendo com que Page fizesse parceria com vários artistas pra garantir seu ganha-pão. Fez até um Acústico MTV, quando a MTV ainda era MTV.

eric clapton
Eric Clapton
Banda: Cream, anteriormente Yardbirds
País: Inglaterra
Estilo: Rock antigo
Título recebido: Slowhand, ou Deus da guitarra
Guitarra preferida: Blackie, nome carinhoso a sua Fender Stratocaster
Música característica: Tears in Heaven
Eric Clapton é um homem mundialmente famoso por... quase ninguém sabe que ele era guitarrista, pois seu nome ficou mais famoso que ele próprio. Eric começou a tocar guitarra desde cedo, até que na maioridade integrou o Yardbirds. Depois ele saiu do grupo por achar que o Yardbirds estava optando por um caminho mais Pop. Se bem que a banda se transformou em Led Zeppelin depois... mas isso é detalhe. Clapton depois do Yardbirds formou a banda Cream, onde foi nomeado o melhor guitarrista da Grã-Bretanha. Você leitor pode pensar consigo mesmo: "Ah, não é pra tanto...", e não era mesmo. Depois veio Hendrix para salvar a humanidade deste equívoco. Enquanto isso Clapton conseguia ter seu nome mais famoso que ele próprio, tocando com Lynyrd Skynyrd, Derek & The Dominos e outros.

brian may
Brian May
Banda: Queen
País: Inglaterra
Estilo: Rock
Título recebido: O guitarrista intelectual
Guitarra preferida: Red Special (criada pelo próprio)
Música característica: We will, we will rock you! TUM TUM TÁ!
Brian May é um raro exemplar de guitarrista que tem talento escolar, visto que a maioria dos músicos só se tornam músicos por falta de interesse na escola e só ter interesse em farrear. Brian é tão intelectual que se formou em ciências físicas e matemáticas, e até tinha começado a fazer um doutorado de astrofísica. Depois o seu sonho de ser músico falou mais alto, e começou a guitarrear no Queen, deixando sua vida pacata de nerd loser pra trás.
No final, Brian só serviu de apoio para a carreira de Freddie Mercury alavancar até ele ser o vanguardista do Movimento GLS. Brian é um caso de ofuscamento pela estrela maior: o vocalista da banda.

joe-perry
Joe Perry
Banda: Aerosmith
País: EUA
Estilo: Hard Rock
Título recebido: Guitarrista do Aerosmith (só é conhecido por isso)
Guitarra preferida: Gibson SG customizada
Música característica: Crazy, crazy, baby, I go crazy...
Joe Perry é outro guitarrista desconhecido e ofuscado pelo brilho do vocalista da banda, assim como Brian May. Foi Steven Tyler e seu bocão quem roubou a fama de Joe, mesmo tendo ido feio a vida inteira e com cara de velha nos anos seguintes. Fora tudo isso, Perry teve mais sorte que Brian May: ele é conhecido por ser o maior colecionador de guitarras customizadas, e tem até uma com o rosto de sua esposa Billie Perry. Joe também é conhecido pelo jogo Guitar Hero: Aerosmith, já que Joe é o guitarrista da parada.

carlos santana
Carlos Santana
Banda: Santana
País: México
Estilo: Rock e outros ritmos
Título recebido: O único músico mexicano de valor rockeiro
Guitarra preferida: PRS Santana II (guitarra própria)
Música característica: Well All Right
Diziam as más línguas que, por não haverem rockeiros mexicanos, éramos obrigados a aguentar o RBD, Thalía, Shakira (mesmo que ela seja colombiana) há um temp atrás. Diziam isso porque todos acham que Santana veio dos EUA com Jimi e outros como The Doors, Janis Joplin e o pessoal hippie. México não é um lugar muito True, não é? E deve ser por causa desse julgamento que Santana é um homem que está entre o Rock e o Pop, com parcerias variadas desde Kirk Hammett e Eric Clapton à Jennifer Lopez e Michael Jackson. Mas o seu lugar mesmo é no Rock, já que foi tocar no Festival de Woodstock e seu som não é nem um pouco pop. Santana tem apenas mente aberta, coisa que headbanger às vezes não consegue ter. É um exemplo louvável de artista, mas não muito aconselhável pelas críticas.

slash
Slash
Banda: Guns N' Roses, atualmente Velvet Revolver
País: Inglaterra
Estilo: Hard Rock
Título recebido: O guitarrista mais estiloso do mundo
Guitarra preferida: Gibson Les Paul
Música característica: Sweet Child O' Mine
Slash integrou o Guns N' Roses, e talvez tenha sido o primeiro guitarrista do mundo a ficar mais conhecido que o vocalista da banda. E não é pra menos: seu visual era composto por uma cartola grande, jaqueta, calça jeans apertada e um cabelão que escondia todo seu rosto. Mas seu visual era apenas uma das suas características, pois seu estilo se tocar era quase idêntico ao de Joe Perry, Jimmy Page e Brian May. Slash saiu do Guns por causa de desentendimentos com Paul Tobias, o músico recém-contratado por Axl Rose que Slash não se simpatizou, além de já estar cansado do ego de Axl. Depois de sua saída, Slash fundou o Slash's Snakepit, e a partir de 2004 formou o Velvet Revolver.
E além de tuudo isso, Slash é mais conhecido pelos jovens por causa da sua imagem ser usada no jogo Guitar Hero, e também ter duas músicas do Guns no repertório do jogo: "Welcome To The Jungle" e "Sweet Child O' Mine", ambas com grande presença dos solos de Slash. Parabéns (mentira).

eddie van halen
Eddie Van Halen
Banda: Van Halen
País: Noruega
Estilo: Heavy Metal
Título recebido: O melhor guitarrista da década de 80
Guitarra preferida: Superstrat
Música característica: Eruption
Eddie Van Halen é filho de Jan Van Halen e Eugenia Van Halen. É o líder da banda Van Halen, que tem como baixista o seu filho Wolfgang Van Halen e seu irmão baterista Alex Van Halen. Os primeiros CDs do Van Halen foram Van Halen I e Van Halen II, e em 1998 lançaram o oitavo disco Van Halen III e......... PUTAQUEPARIL! Cansei de falar Van Halen! Van Halen, Van Halen, Van Halen! Já tive o bastante de Van Halen por hoje! Agora este autor vai acabar de vez com Van Halen e não vai mais falar do Van Halen, nem do Eddie Van Halen, nem do Wolfgang Van Halen, nem do Jan Van Halen! Próximo guitarrista!

joe satriani
Joe Satriani
Banda: Deep Purple, atualmente é guitarrista solo
País: EUA
Estilo: O que dá pra tocar numa guitarra
Título recebido: O mestre jedi da guitarra
Guitarra preferida: Ibanez JS
Música característica: Smoke on the Water Summer Song
Joe Satriani foi um dos vários integrantes da banda Deep Purple, e também é conhecido como o Mestre Yoda da guitarra. Ele passou seu conhecimento aos maiores guitarristas do mundo e jedis: foi mestre de Alex Skolnick do Testament, mostrou suas técnicas a Kirk Hammett do Metallica, e ensinou Steve Vai a colocar cordas numa guitarra Floyd Rose - o que explica a amizade dos dois. Joe é tão fodão que não precisa de voz e nem nada nas suas músicas, só a bateria. E a melhor parte é que seu sucesso não foi perdido quando o Pop conseguiu dominar o mundo, mesmo que seus trabalhos sejam apenas instrumentais.
Uma vez Joe teve uma ideia genial de chamar Steve Vai para fazer um projeto paralelo chamado G3, onde Steve, Joe e mais algum guitarrista convidado fariam um trio de guitarristas em turnê pelo mundo. Um desses guitarristas convidados é o que está abaixo:

john petrucc
John Petrucci
Banda: Dream Theater
País: EUA
Estilo: Heavy Metal e Metal Melódico
Título recebido: O homem que aprendeu sozinho
Guitarra preferida: Ernie Ball Music Men
Música característica: Trial of Tears
John é um guitarrista que surgiu na cena do Progressivo, em meados dos anos DC com sua banda Dream Theater. Ele aprendeu a tocar guitarra sozinho, quando na sua infância não conseguia dormir por causa de sua irmã que ensaiava órgão. Com desejo de vingança, John pegou uma guitarra e começou a fazer uma guerra de barulhos com sua irmã, fazendo uma guerra que durou semanas. Ela só teve fim quando o espírito de Hendrix encarnou em John, o que o fez tocar uma nota tão ensurdecedora que quebrou todos os vidros da casa. Por causa disso John ficou proibído de tocar qualquer instrumento, enquanto sua irmã não recebeu nenhuma punição. O irmão mais velho é sempre o culpado mesmo.
Até que chegou o dia que Kevin Moore convidou Petrucci a participar de um projeto de aparelho doméstico parecido com Home Theater de uma banda chamada Dream Theater. Depois foi convidado a participar do G3 e atualmente continua quebrando vidros e outros materiais frágeis com seus solos vituosos.

steve vai
Steve Vai
Banda: Freelancer profissional, mas já tocou com Whitesake, David Lee Roth e Frank Zappa
País: EUA
Estilo: O que dá pra tocar numa guitarra
Título recebido: O rei dos trocadilhos
Guitarra preferida: Ibanez JEM
Música característica: "Aonde quer que eu vá, levo você, no olhaaaaar..."
Steve nasceu com um destino de ouro: ser reconhecido por todos pelo seu trabalho. Foi participando com seu amigo Satriani da turnê de guitarristas G3 que ele conseguiu reconhecimento. Mas o que nenhuma Mãe Dinah esperava é que ele seria mais reconhecido ainda pelo sobrenome. O coitado se chama VAI. Muitas pessoas fazem trocadilhos infames com o nome dele, como:
- O Steve tem Ibanez, o Mel Gibson
- O Steve Vai cortar a grama, mas o André Matos
- O Steve Vai de Honda, a Daniele Suzuki.
- Steve é americano, e o Renato Russo.
- O Steve Vai casar ano que vem, mas a Marjorie Estiano.
- O Steve vai fazer o que a Betty Faria.


yngwie malmsteen
Yngwie Malmsteen
Banda: Carreirista solo
País: Suécia
Estilo: Metal e o que dá pra tocar numa guitarra
Título recebido: Um dos guitarristas mais posers virtuosos do mundo
Guitarra preferida: Fender Stratocaster
Música característica: Black Star
Yngwie é sueco, tem um nome horrível, sempre foi fã do Deep Purple e de Ritchie Blackmore (um guitarrista do Deep que não listado até agora), e teve influência de vários artistas de Metal famosos, como Mozart, Divaldi e Beethoven. Isso o impulsionou a misturar a Música Clássica com o Rock, se espacializando na arte do Metal Melódico. Com esse estilo, Yngwie já fez várias disputas com Jens Johansson, ex-Stratovarius para testar os níveis de virtuosidade de suas habilidades.
Houve um momento na sua vida em que ele bateu seu carro e ficou 1 mês em coma, e perdeu o movimento das mãos. E pra completar esse momento feliz, o guitarrista recebeu a notícia de que sua mãe havia morrido de câncer. Essa foi a hora da música de Raul Seixas "Tente Outra Vez" entrar em ação. Yngwie recuperou o movimento das mãos e fez o disco "Odissey", o quarto de sua carreira solo. O disco não foi lá aquelas coisas, já que ficou com a sonoridade tão comercial quanto os discos seguintes, mas no 8º CD, Yngwie voltou ao normal. E neste meio tempo ele já ficou consagrado como um dos maiores guitarristas do mundo, e até convidado para integrar o G3, a banda provisória de um trio de guitarristas. A parceria de Yngwie, Satriani e Vai rendeu o disco "Rockin in the Free World", um clássico lembrado por muitos rockeiros.

kirk hammett
Kirk Hammett
Banda: Metallica
País: EUA
Estilo: Thrash Metal
Título recebido: Um dos maiores guitarristas... você sabe.
Guitarra preferida: ESP KH-2
Música característica: Enter Sandman
Kirk era um guitarreiro que queria ser igual a Jimi ou Santana, mas como vemos hoje, não conseguiu. Mas pra compensar, Kirk teve umas aulinhas com Joe Satriani, e sempre buscou aperfeiçoar cada vez mais a sua habilidade, até isso se tornar obcessão, O músico chegava a desmontar todos os seus instrumentos à procura da arranhada perfeita. Esse distúrbio só acabou quando ele comprou sua Gibson Flying V. Depois ele resolveu trabalhar sério, e em 1982 fundou a banda Exodus.
Pensando que tudo nada podia melhorar, Kirk foi convidado a integrar o Metallica, e nem pensou duas vezes pra aceitar. A notícia ruim foi para o antigo guitarrista Dave Mustaine, que foi despedido da banda no mesmo dia da admissão de Kirk. O ex-guitarrista Mustaine saiu jurando vingança, mas isso é assunto pro próximo tópico. Enquanto isso, Kirk ajudou o Metallica a ser um dos 4 Grandes do Thrash Metal, junto com Slayer, Anthrax e Megadeth. Mas espere, o Megadeth foi fundado pelo guitarrista despedido Dave Mustaine. Será essa a vingança que ele tinha falado? Vamos ver:

dave mustaine
Dave Mustaine
Banda: Megadeth, anteriormente Metallica
País: EUA
Estilo: Thrash Metal/Speed Metal
Título recebido: O precursor do Speed Metal
Guitarra preferida: Jackson Flying V
Música característica: Symphony of Destruction
Dave Mustaine começou com sua carreira de artista quando ouviu Iron Maiden pela primeira vez (o Iron realmente muda a vida das pessoas). Então pegou uma guitarra, usou-a, cresceu, e viu um anúncio no jornal escrito "precisa-se de guitarrista para integrar o Metallica". Dave circulou a página com uma caneta vermelha e procurou Lars Ulrich para acertar os detalhes para integrar a banda, que o recebeu de braços mais-ou-menos abertos. Isso porque Dave sempre chegava bêbado e drogado nos ensaios, atrapalhando o progresso da banda. A situação estava se tornando cada vez mais insuportável, até que Dave chegou drogado e bêbado numa festa do Metallica levando seu cachorro, que mastigou o estofamento do carro de Ron McGovney. Resultado: briga entre Ron e Dave, sobrando até pros outros integrantes da banda - inclusive pra James Hetfield, que levou um soco na cara do guitarrista, que disse que todos estavam maltratando o seu pobre cachorro. Essa foi a gota d'água para o Metallica, que acabou expulsando Dave da banda e colocando Kirk Hammett no seu lugar.
Dave jurou vingança ao Metallica e decidiu criar uma banda melhor do que a de seus inimigos. Assim surgiu Megadeth. E mostrando mesmo que eram inimigos, as duas bandas sempre trocavam provocações em entrevistas. Em uma, Dave falou que Kirk roubou o cargo dele de guitarrista, mas que pelo menos tinha catado a namorada dele antes. Em resposta, James decidiu provocar Dave mostrando uma sugestão de logotipo para o recém-formado Megadeth:
 As briguinhas continuaram por anos, até que ela se perdeu pelo tempo. Hoje Dave pode falar com os integrantes do Metallica tranquilamente, e vice-versa. Logicamente nenhum dos dois lados tem vontade de fazê-lo, preferindo ficar na mesma de sempre.

angus young
Angus Young
Banda: AC/DC
País: Escócia
Estilo: Hard Rock, Rock N' Roll, precursor do Heavy Metal, ou o que você preferir
Título recebido: Um dos melhores guitarristas do anos 70
Guitarra preferida: Gibson SG
Música característica: Back in Black
Angus Young e seu irmão Malcolm Young (calma, não é como o Van Halen) tiveram a ideia de formar uma banda com um título bizarro, AC/DC, que só os entendidos e fãs do AC/DC sabem o que significa. Os brasileiros leigos falaram que é "Antes de Cristo/Depois de Cristo". Os pastores calhordas que defendem a ideia de que o Rock é satânico disseram que é "Anti Christ/Devil's Child" (Anti Cristo/Crianças do Demônio). O verdadeiro significado é "Alternating Current/Direct Current" (corrente alternada/corrente contínua), sigla tirada de uma máquina de costura. Lugar bom pra nomear uma banda, não é?!
O AC/DC nasceu com cinco integrantes, mas a banda logo conheceu um problema que acontece com muitas outras: entra-e-sai de integrantes - por isso nenhum guitarrista do Iron Maiden, foi citado até agora - mas Angus não mudou. A consagração de Young estava por vir quando o vocalsta Bon Scott morreu por "aspiração pulmonar de vômito", ou seja, morte ao estilo Jimi Hendrix. O AC/DC estava quase desistindo de continuar, mas Scott com certeza ia querer que a banda continuasse. Então Angus inventou o riff mais conhecido do mundo: "Back in Black". A voz rouca-aguda do novo vocalista Brian Johnson com o riff de Angus Young foram a melhor parceria musical da história dos hits. "Back in Black" ficou conhecida até pelos hereges, e o AC/DC ficou rico e consagrado como uma das bandas mais fodonas do mundo.

jack white
Jack White
Banda: White Stripes
País: EUA
Estilo: Rock
Título recebido: O homem que salvou o Rock (até parece...)
Guitarra preferida: qualquer guitarra estranha
Música característica: Seven Nation Army
Jack White é um homem estranho: tem uma tara pelo vermelho, branco e preto e tem uma certa paixão pelo número 3. O número 3 está presente no White Stripes quando vemos que a banda só usa três cores (vermelho, branco e preto e que ela só reproduz 3 sons (voz, guitarra e bateria). Alguns se perguntam o que Meg White faz no White Stripes, pois Jack poderia muito bem fazer uma carreira solo. Alguns acreditam que Jack quer Meg perto dele por ela ser sua mulher, ou irmã, ou seu robô de estimação.
Bizarrices e teorias à parte, Jack é um dos melhores guitarristas do mundo, claro que não chega aos pés de Kirk Hammett ou Angus Young porque Jack toca Rock, e só. O crédito de Jack se dá pelos seus riffs marcantes de "Icky Thump", "Seven Nation Army", "Blue Orchid", "The Hardest Button to Button", e outros singles. Jack também pode ser considerado o último rockeiro do mundo, já que o mundo está dominado pelo Pop. Ele também não merece o título de salvador do Rock porque ele já morreu desde o ano 2000. Então deixe Jack White apenas como um dos melhores guitarristas do Novo Testamento.

kurt cobain
Kurt Cobain
Banda: Nirvana
País: EUA
Estilo: Grunge
Título recebido: o Espírito Santo da Santíssima Trindade e Rei do Grunge
Guitarra preferida: Fender Stratocaster
Música característica: Smells Like Teen Spirit
Kurt não é nem de longe um dos melhores guitarristas do mundo. Era só um viciado em heroína que tinha pouquíssimos neurônios bons pra fazer solos virtuosos. Mesmo assim, Kurt foi consagrado pela revista Rolling Stone como um dos melhores guitarristas do mundo (a mesma revista que financiou o ensaio sensual da banda emo Nx Zero).
Tudo bem, Kurt pode não ser um dos melhores guitarrista do mundo, mas os seus riffs são bem marcantes e conhecidos. Seu riff de Smells Like é tão conhecido quanto o de "Back in Black", "Smoke on The Water", "Iron Man", "I Love Rock And Roll", "Purple Haze", "Enter Sandman", "Give It Away", "Eye Of Tiger", "Sweet Child O' Mine", "Satisfaction", "Ace of Spades", "Aces High", "Seven Nation Army", "Free Bird" [...]

paul stanley
Paul Stanley
Banda: KISS
País: EUA
Estilo: Rock and roll all nite and party everyday
Título recebido: Starchild
Guitarra preferida: Gibson customizada
Música característica: Rock and Roll All Nite
Paul Stanley é o homem por trás da máscara de estrela, o criador dos riffs do KISS. Provavelmente você nem sabia que ele era ele, pois o KISS também teve um entra e sai de integrantes. Mas tudo ficou escondido graças às máscaras. Mas se você teve a sorte (ou azar) de vê-lo sem máscara, apresento-lhe Paul Stanley, leitor, leitor, Stanley.
O problema é que Paul fica esquecido na banda por causa de Gene Simmons, o baixista. Gene é quem tem a maquiagem melhor, que tem a língua de tamanduá e quem cospe sangue. E também quem tem o baixo em forma de machado, que depois se tornou um modelo de guitarra para o Guitar Hero. Por causa de Gene, ninguém sabe de Paul.

andreas kisser
Andreas Kisser
Banda: Sepultura
País: Brasil
Estilo: Thrash Metal
Título recebido: O melhor guitarrista brasileiro
Guitarra preferida: Fender Stratocaster
Música característica: TERRITOREHHHHHHHHH!!!
Andreas é foi dito como o maior guitarrista do Brasil, que sabe tocar até a música tema do programa Sílvio Santos no seu violão metalizado. Andreas coleciona em seu currículo várias parcerias, entre elas Edgard Escandurra do Ira!, Caetano Veloso (guitarra também serve pra fazer solo de MPB), Frejat, Clemente do Inocentes, Skank, entre outros. Mas o que tem a ver Caetano com Andreas? Acontece que todo guitarrista brasileiro tem influência de ritmos "raízes" como Bossa Nova e MPB. Os sertanejos, bregas e sambistas formaram a base para a virtuosidade no som de guitarristas brasileiros como Andreas (Roots Bloody Roots!). Mas você ainda pode pensar que MPB e Heavy Metal não combinam. Isso é perfeitamente normal, eu também não sei como um mesmo país pode ter Krisiun e Chiclete com Banana ao mesmo tempo, ou Angra e Kelly Key, ou Wanessa Camargo e Plebe Rude, Cidade Negra e Elba Ramalho, MV Bill e Vitor e Leo. Eu posso continuar essas comparações até amanhã, então antes que eu me empolgue, próximo guitarrista:

kiko loureiro
Kiko Loureiro
Banda: Angra
País: Brasil
Estilo: Power Metal
Título recebido: O guitarrista mais épico do Reino em Brasa onde canta o dragão a flamejar
Guitarra preferida: Tagima K1
Música característica: Carry On
Kiko junto com sua banda Angra dos Reis surgiram em uma boa fase no Rock, pois aproveitaram a onda de grupos como Helloween e Gamma Ray que também faziam Power Metal. Ele ajudou a banda a incorporar estilos brasileiros à sonoridade, fazendo o Angra a ter personalidade, coisa difícil de ter com tantas bandas parecidas. E sem contar que, como bom guitarrista abençoado por Deus Metal, os solos de Kiko também conseguem quebrar vidros e materiais frágeis. Em uma gravação do show do "Rebirth World Tour: Live in São Paulo", Kiko conseguiu com seu solo de guitarra quebrar as lentes das câmeras digitais e os visores de celular do público. O público em vez de ficar bravo por ter perdido em média 7oo reais em equipamentos que quebraram, louvaram o Angra pelo som poderoso - depois de ter aceitado até o Angra ter feito 3 músicas-tema do Cavaleiros do Zodíaco...

timo tolkki
Timo Tolkki
Banda: Revolution Renaissance, anteriormente Stratovarius
País: Finlândia
Estilo: Power Metal
Título recebido: O maior guitarrista, compositor e produtor da Finlândia (afinal, que outro homem FINLANDÊS tem essas três funções?)
Guitarra preferida: guitarras ESP
Música característica: Black Diamond
Timo Tapio Tolkki (TTT) é um guitarrista finlandês produtor e ainda compositor. Ou seja: foda (opinião não-pessoal). Timo também consegue além de quebrar vidros e materiais frágeis, os holofotes do seu próprio show (sorte que era dia). Mas como Timo é Timo, houve boatos de que a gargantilha de uma fã quebrou no show, e a gargantilha era de metal. Então é aconselhável não levar nada aos shows além de panos, borrachas e papel.
Mas houve um acontecimento que ninguém esperava: Timo foi diagnosticado com distúrbio bipolar, quando o Stratovarius estava em uma separação temporária. Timo teve recuperação rápida, antes que sua segunda personalidade quisesse fazer um seriado na Disney, como Hannah Montana. Hoje Timo é líder da banda Revolution Renaissance, mas continua fazendo seus solos com 346356 notas por milésimo e quebrando vidraças de edifícios vizinhos à gravadora.

edu ardanuy
Edu Ardanuy
Banda: Dr. Sin
País: Brasil
Estilo: Heavy Metal
Título recebido: Um dos melhores guitarristas do Novo Testamento
Guitarra preferida: Fender Stratocaster
Música característica: Fire
Mesmo que você seja um True Holy Headbanger, você pode nunca ter ouvido falar de Dr. Sin, isso é normal. A banda é tão underground que nem os próprios fãs conseguem achar as músicas pela internet (foi difícil até pra este autor achar uma imagem boa dele). A princípio parece uma banda boba. Pelo nome... qualquer um acharia. Depois alguém vê o 1º CD do Dr. Sin e vê as faixas "You Stole My Heart", "Emotional Catastrophe" e "Lonely World", é quase impossível não pensar que é uma banda emo. Mas felizmente não é, e o Brasil com certeza não precisa de mais um chorão como patrimônio musical. O Dr. Sin é mais conhecido MESMO pelo guitarrista Edu, que chega a ser tão bom quanto Kiko Loureiro.

herman li
Herman Li
Banda: DragonForce, anteriormente Demoniac
País: China
Estilo: Power Metal
Título recebido: O guitarrista mais fodástico do Guitar Hero
Guitarra preferida: Joystick em forma de guitarra do Guitar Hero
Música característica: Through The Fire And Flames
Herman Li nasceu abençoado pelo Grande Dragão Místico Chinês, teve seu chakra interior elevado ao extremo, e seu talento artístico tomou proporções sobre-humanas. Então Deus Metal o chamou a caminhar em sua estrada de glória, e Herman integrou a banda de Black Metal Demoniac. Depois da entrada de Herman Li, o Demoniac ficou até mais melódico, adicionando riffs rápidos e poderosos. E devido à mudança de sonoridade comparado ao Black Metal tradicional, todos os integrantes (menos um) saíram do Demoniac e formaram o DragonHeart. Só que o recém-formado DragonHeart tinha descoberto que já existia uma banda made em Brasil com o mesmo nome, e o grupo de Li mudou o nome para DragonForce.
O reconhecimento de Herman veio mesmo com o jogo Guitar Hero, que tinha a música "Through The Fire And Flames", considerada por muitos fãs nerds e geeks a música mais chata e impossível do mundo de tocar. Na verdade o Guitar Hero até simplificou o solo virtuoso de Li, pois ele consegue tocar 4657896578910265899826598256288621 notas por segundo, conseguindo tocar o tema do PacMan, do Street Fighter 2, Final Fantasy MDCCXXXIV, Sonic, Zelda: Twilight Princess e God of War 3 ao mesmo tempo.

Se não fosse pelos guitarristas citados acima (tirando 2 ou 3...), o Rock não teria alcançado o status que tem hoje, e não seria tão marcante sem aquele solo interminável, aqueles riffs marcantes, aquelas notas que formam uma sinfonia de sons que combinadas fazem a música aumentar o nível. Este autor fará uma continuação desse artigo depois, pois este já está muito grande, e levou 3 dias inteiros para informações serem buscadas e imagens pesquisadas. Foram horas de trabalho árduo... que valeram a pena.